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Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00

Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Já estou cá. Mandei um mail com aquilo que tinha feito até agora para todos.


Replies (39)

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Nuno Maia over 12 years ago

Também já estou aqui.
E pelos vistos já estou a conseguir escrever no forum xD.

Edit: Em relação à pesquisa de modelos a melhor informação que encontrei coloquei na dropbox.
Daniel, eu sei que o ideal era arranjar um artigo cientifico mas por mais que procurasse não consegui encontrar nenhum (mesmo usando o scirus).

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Conseguiram todos cumprir as tarefas propostas?

Pus uns documentos para ajudar à simulação. Mas é para um UAV.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Aqui vai o mail que enviei hoje à tarde para toda a gente.

Boas

Pus na nossa página na secção de ficheiros dois documentos que ajudam a perceber a simulação & escolha de um motor elétrico para um avião. Neste caso para um UAV. Quem estiver com a tarefa de modelos que dê uma leitura sff.

Entretanto estive a pesquisar mais alguma informação sobre o tipo de motor a escolher e estou finalmente a chegar a uma conclusão. Que é precisamente aos PMSM (Permanent Magnet Synchronous Motors) devido às:
- Características de Binário/Velocidade
- Relação Binário/Inércia
- Elevada Eficiência
- Reduzido Ruído.

Estes são os parâmetros que comparei com os MIT, BLDC e PMBDCM.

Esta última opção consegue ser melhor que os BLDC mas face aos PMSM é pior. Por isso concluo que devemos optar pelos PMSM.

Sugiro que leiam também os slides que tem do ano passado de ACCM, os relativos aos PMSM e BLDC para compreenderem melhor como controlar um motor PMSM.

Quanto ao tipo de conversores penso que a resposta é bastante óbvia --> Inversores Trifásicos.

Sérgio

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Pronto, penso que esta então decidido... Mas confesso que o conversor me está a assustar, mas pronto, vamos a isso.
Sérgio tens ideia das frequências a que vamos trabalhar? e o rigor com que a sinusóide tem de ser criada?
Quando estive a ver sobre os aviões dei uma espreitadela aos motores usados nos aeromodelos e eles usam dc sem escovas...mas claro que estamos a falar de potencias muito mais baixas.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Nuno Maia over 12 years ago

Então o modelo de Matlab/simulink que vai interessar é o de PMSM
Vou ler a documentação que colocaste lá. Em relação ao peso do avião, estamos como o professor pediu?

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Em relação às minhas tarefas, tenho uma espécie de resumo para vos enviar. eu foi actualizando na própria tarefa como é que estava a decorrer.
ainda não fiz tudo e estou a alterar as especificações. Estou a acrescentar mais coisas...

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Quanto ao peso, sim, estamos na gama que ele pediu. Estamos na classe de ultra leves, para duas pessoas, utilitários.
Eu tenho uma questão...o que acham de usarmos as elices e o movimento do avião para carregarmos as baterias?

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Nuno Maia over 12 years ago

Parece-me uma boa ideia.. mas até que ponto é que somos capazes de fazer isso?

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Pronto Nuno se não conseguis-te não faz mal, vemos o que temos. Se não chegar, pesquisamos outra vez.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Só para clarificar para toda a gente entender:

MIT - Motor de indução Trifásico
BLDC - Motor DC sem Escovas
PMSM - Motor Síncrono de ímanes permanentes
PMBDCM - Motor DC sem escovas com ímanes permanentes

Daniel, estas a falar da frequência do inversor? se sim, digo-te que isso não me preocupa. O que me interessa é selecionar um tipo de controlo que me permita determinar corretamente a posição, velocidade, binário do motor.

Fica aqui uma imagem de um exemplo de controlo.

control.PNG View (84.9 KB)

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Daniel Magalhaes Magalhães wrote:

Quanto ao peso, sim, estamos na gama que ele pediu. Estamos na classe de ultra leves, para duas pessoas, utilitários.
Eu tenho uma questão...o que acham de usarmos as elices e o movimento do avião para carregarmos as baterias?

Como?Movimento do avião entendo, mas as hélices não.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

bem, produzir energia desta forma, é como teres uma eólica... o conversor tem que ser bidirecional, e teriamos que controlar a corrente para as baterias...mas penso que seria possível...mas é só mesmo uma ideia.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

usar as hélices, porque por exemplo quando estas a descer tens vento relativo que vão fazer mover as hélices e assim consegues-se produzir energia...penso eu...

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Daniel Magalhaes Magalhães wrote:

bem, produzir energia desta forma, é como teres uma eólica... o conversor tem que ser bidirecional, e teriamos que controlar a corrente para as baterias...mas penso que seria possível...mas é só mesmo uma ideia

é uma questão a colocar ao professor.

Eu não percebo muito de movimento regenerativo, mas a ideia que tenho é que não é lá muito eficaz..

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Nuno Maia over 12 years ago

dependendo do trabalho que isso possa vir a trazer penso que deveria ser considerado especificações adicionais, havendo prioridade para as especificações base do trabalho..
nao deixa no entanto de ser uma ideia interessante e que pode valorizar o nosso trabalho

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

sem que a frequência não é preocupante em termos técnicos, mas em termos de componentes que vamos usar, interferência com as comunicações, rendimentos...

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Compreendo, e essa é uma das desvantagens na utilização deste tipo de motor. Mas não posso projetar um circuito de potência sem ter total conhecimento do motor que quero implementar. Nem posso precisar que tipo de semicondutores é que vou utilizar para já. Ainda tenho que ver melhor isso.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Sérgio: Eu não percebo muito de movimento regenerativo, mas a ideia que tenho é que não é lá muito eficaz...

A travagem regenerativa está a ser usada em todos os carros eletricos e híbridos, claro que não dá para carregar as baterias completamente, mas se usarmos uma bateria de super condensadores, talvez desse para aumentar a autonomia do Avião. Tornando-o mais competitivo.

Mas como o Nuno disse e muito bem, este não é, nem será o objetivo principal. Apenas seria algo que poderíamos adicionar.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Daniel Magalhaes Magalhães wrote:

Sérgio: Eu não percebo muito de movimento regenerativo, mas a ideia que tenho é que não é lá muito eficaz...

A travagem regenerativa está a ser usada em todos os carros eletricos e híbridos, claro que não dá para carregar as baterias completamente, mas se usarmos uma bateria de super condensadores, talvez desse para aumentar a autonomia do Avião. Tornando-o mais competitivo.

Mas como o Nuno disse e muito bem, este não é, nem será o objetivo principal. Apenas seria algo que poderíamos adicionar.

Concordo totalmente. O que interessa é discutir. Chegas-te a pensar também em paineis solares, mas dos que são do tipo de papel (são paineis do tipo fotocópia) para as asas?

Uma referência para me fazer entender: http://www.revolucaodigital.net/2011/07/20/mit-papel-solar/

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Nuno Maia over 12 years ago

E temos de ter em atenção à competitividade do nosso produto .. segundo o professor ele vê o projeto como um cliente

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Nuno: Como ficou o modelo?tens para o PMSM?

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Sérgio:"Compreendo, e essa é uma das desvantagens na utilização deste tipo de motor. Mas não posso projetar um circuito de potência sem ter total conhecimento do motor que quero implementar. Nem posso precisar que tipo de semicondutores é que vou utilizar para já. Ainda tenho que ver melhor isso."

Sérgio, mas tu pelo menos a mim já me convences-te. Por mim está decidido, vamos para a guerra com um motor síncrono.

eu só referi aqueles pontos porque são algo que temos de ter em conta.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Sérgio Almeida over 12 years ago

Nuno Maia wrote:

E temos de ter em atenção à competitividade do nosso produto .. segundo o professor ele vê o projeto como um cliente

Falar nisso, tenho que ver um catalogo com os preços do motor. Mas o que é mais caro certamente vai ser a carcaça do avião e a eletrónica de potência.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Sim eu pensei nos painéis e por isso me lembrei das hélices...o ideal era aproveitar-mos ambas...o que significa mais energia, mais tempo de voo.
Mas claro, a hélice já está lá tu não gastas mais por isso e os painéis tens de pagar a mais. Mas claro que é Algo a ter em conta.

RE: Tópico para Reunião Quarta-Feira 23h00 - Added by Daniel Magalhaes Magalhães over 12 years ago

Aqui vai um apanhado de algumas coisas que vi.

projecto.pdf (1.46 MB)

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